top of page
Ansiedade
Transtorno de Ansiedade Generalizada

O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é um transtorno crônico de ansiedade no qual preocupação e ansiedade excessivas estão presentes na maioria dos dias e em diversos eventos ou atividades, considerando-se os úl­timos seis meses. Estas estão associadas a pelo menos três dos seguintes sinto­ mas: inquietação ou sensação de estar com os nervos à flor da pele, fadiga ou cansaço excessivo, dificuldade em se concentrar ou sensações de “branco” na mente, irritabilidade, tensão muscular e alterações do sono.

​

Embora seu conteúdo possa variar, as preocupações associadas ao TAG tendem a ser excessivas, crônicas, amplas e penetrantes, podendo incluir diversos campos, tais como: relações interpessoais, saúde física, escola, trabalho, finanças, questões mundiais e/ou questões menores (p. ex.: compromissos diários com a casa ou com os filhos) e até mesmo a preocupação por estar preocupado. A ansiedade exagerada pode levar a tremores, contrações, dores musculares, nervosismo ou irritabilidade. Muitos indivíduos também experimentam sintomas como: sudorese, náusea, alterações intestinais e uma resposta de sobressalto exagerada.

Transtorno do Espectro Autista

O autismo leve, também chamado de transtorno de espectro autista de nível de suporte 1, é caracterizado por sintomas como evitar atividades em grupo, dificuldade para se relacionar com outras pessoas, entender piadas e ironias, iniciar conversas, compreender e/ou usar a linguagem corporal.

​

Embora o autismo leve não seja um diagnóstico correto da medicina, é uma expressão bastante popular, sendo usada para descrever uma pessoa com características leves de autismo que consegue fazer quase todas as tarefas diárias de forma independente.

Como os sintomas são leves, é comum este grau de autismo ser identificado apenas mais tarde na infância ou na vida adulta, quando o indivíduo começa a ter maior interação com outras pessoas e a realizar tarefas mais complexas.

Transtorno Bipolar

O transtorno bipolar (TB) é uma doença crônica, caracterizada pela variação intensa e desproporcional do humor, havendo ou não algum forte fator estressor presente no momento. Essas variações de humor fa­zem a pessoa agir de forma inadequada, havendo prejuízos em uma ou mais áreas de sua vida. Este problema torna as pessoas mais vulneráveis a estresses emocionais e físicos.

​

O início desse transtorno geralmente acontece na adolescência ou no começo da fase adulta, embora possa, raramente, começar no início da in­fância ou aos 40, 50 anos. Quem recebe o diagnóstico de transtorno bipo­ lar pode ser que apresente, em alguns períodos, um estado de “humor nor­mal” - o que chamamos de eutimia - ou, em outros, um estado de humor alterado. Dentre os possíveis quadros de humor alterado, uma pessoa com TB pode manifestar a depressão, a mania/hipomania ou o episódio misto.

Transtorno Depressivo

Muitas vezes ouvimos pessoas dizerem durante um dia ruim que es­ tão se sentindo “deprimidas”, entretanto a depressão como condição gra­ve de saúde mental não se resume somente ao sentimento de tristeza ou apatia. A tristeza é passageira, sendo muitas vezes consequência de um fa­tor adverso da vida, uma perda, um desapontamento, uma lembrança de algo ruim que aconteceu ou mesmo um pensamento não adequado que ativamos de forma automática. A depressão é um quadro complexo, que envolve fatores genéticos, psicológicos e ambientais em sua origem. Uma pessoa que apresenta de­ pressão expressa sensações de abatimento, tristeza, irritação e/ou vazio, mas não somente isso. Além de afetar o humor, a depressão interfere nos pensamentos, no comportamento e nas reações físicas.

Transtorno do Estresse Pós Traumático

Em breve.​

bottom of page