top of page

Terapia Cognitivo-Comportamental

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma forma de tratamento psicológico que demonstrou ser eficaz para uma série de transtornos, incluindo depressão, transtornos de ansiedade, problemas de uso de álcool e drogas, problemas conjugais, transtornos alimentares e doenças mentais graves. Numerosos estudos sugerem que a TCC leva a uma melhora significativa no funcionamento e na qualidade de vida. Em muitos estudos, a TCC demonstrou ser tão eficaz ou mais eficaz do que outras formas de psicoterapia ou medicamentos psiquiátricos.

 

É importante enfatizar que os avanços na TCC têm sido feitos com base tanto na pesquisa quanto na prática clínica. De fato, a TCC é uma abordagem para a qual há ampla evidência científica de que os métodos desenvolvidos realmente produzem mudanças. Desta forma, a TCC difere de muitas outras formas de tratamento psicológico.

 

A TCC é baseada em vários princípios fundamentais, incluindo:

 

  • O sofrimento psicológico baseia-se, em parte, em formas de pensar disfuncionais. 

 

  • O sofrimento psicológico baseia-se, em parte, em padrões de comportamento disfuncionais aprendidos durante o desenvolvimento do indivíduo.

 

  • As pessoas que sofrem de problemas psicológicos podem aprender melhores maneiras de lidar com eles, aliviando seus sintomas e aprimorando sua qualidade de vida.

 

O tratamento da TCC geralmente envolve esforços para mudar os padrões de pensamento. Essas estratégias podem incluir:

 

  • Aprender a reconhecer as próprias distorções de pensamento que estão criando problemas, e então reavaliar à luz da realidade.

 

  • Obter uma melhor compreensão do seu comportamento e motivação dos outros.

 

  • Usar habilidades de resolução de problemas para lidar com situações difíceis.

 

  • Aprender a desenvolver um maior senso de confiança em suas próprias habilidades.


 

O tratamento da TCC também geralmente envolve esforços para mudar os padrões comportamentais. Essas estratégias podem incluir:

 

  • Enfrentar os próprios medos em vez de evitá-los.

 

  • Usar a dramatização para se preparar para interações potencialmente problemáticas com os outros.

 

  • Aprender a acalmar a mente e relaxar o corpo.

 

Nem todas as TCC usarão todas essas estratégias. Em vez disso, o psicólogo e o paciente/cliente trabalham juntos, de forma colaborativa, para desenvolver uma compreensão do problema e uma estratégia de tratamento.

 

A TCC coloca ênfase em ajudar os indivíduos a aprenderem a ser seus próprios terapeutas. Através de exercícios na sessão, bem como exercícios de “lição de casa” fora das sessões, os pacientes/clientes são ajudados a desenvolver habilidades de enfrentamento, pelas quais eles podem aprender a lidar com seu próprio pensamento, emoções problemáticas e comportamento.

 

Os psicoterapeutas da TCC enfatizam o que está acontecendo na vida atual da pessoa, e não o que levou às suas dificuldades. Uma certa quantidade de informações sobre a história de uma pessoa é necessária, mas o foco é principalmente avançar no tempo para desenvolver formas mais eficazes de lidar com a vida.

 

Fonte: Associação Americana de Psicologia

APA Div. 12 (Society of Clinical Psychology)

bottom of page